COMO ADQUIRIR IMÓVEL NOS ESTADOS UNIDOS:

COMPRA DE IMÓVEL POR BRASILEIROS
Não há impedimento na legislação americana para compra de imóveis por estrangeiros, seja para morar ou como investimento. Aliás, alguns bancos e financeiras americanas estão se especializados no tratamento com brasileiros, devido aos seus inúmeros negócios realizados.

Com a desvalorização imobiliária ocorrida desde 2008, são os estrangeiros que vem movimentando a economia americana na área imobiliária. E, a aquisição de imóveis por estrangeiros a título de investimento está muito grande, mas há aqueles, também, que compram imóveis para morar com sua família, devido à excelente qualidade de vida que o país oferece.

Existe a disponibilidade de diverso tipos de propriedades, como:

  • Casas (single family home);
  • Townhouse: espécie de casa germinada onde 6 unidades estão anexadas uma a outra;
  • Duplex: 2 casas germinadas;
  • Condo ou apartamento;
  • Terrenos;
  • Espaço comercial;
  • Espaços industrial

Abaixo, os passos importantes para a compra do imóvel nos Estados Unidos:

POR COMPRADORES PRESENTES:

  1. Passo: Abrir uma conta bancária
    Para a abertura da conta bancaria nos Estados Unidos é necessário, somente, cópia do passaporte (páginas 1 e 2), comprovante de residencia do Brasil ( 3 meses antigo) e um depósito mínimo de US$ 100,00 (cem dólares).
  2. Passo: Definir a finalidade da propriedade
    – imóvel para locação de veraneio
    – imóvel de férias para familiares e amigos
    – imóvel para locação a longo prazo
    – imóvel comercial
  3. Passo: Definir a forma de pagamento – à vista ou financiado
    Caso seja à vista, o dinheiro já tem que estar na conta bancária dos Estados Unidos para facilitar negociação. Em muitas transações à vista, o vendedor quer ver um comprovante de que o comprador tem o dinheiro todo para o pagamento.Optando pelo pagamento financiado do imóvel, na hora em que se der uma oferta, uma carta de Pré Aprovação emitida pelo banco financiador deve ser enviada junto. Essa carta representa que a documentação do comprador já foi toda avaliada e aprovada.Portanto, para as propriedades financiadas, quanto mais cedo enviar os documentos para avaliação e aprovação do banco financiador, melhor e mais prático se torna a aquisição do imóvel.
    *** ver detalhes sobre financiamento abaixo
  4. Passo: Busca da propriedade
    O tempo levado para encontrar o imóvel desejado, varia de acordo com a finalidade do imóvel e do perfil do comprador. Porém, geralmente são visitados, em média, de 3 a 5 imóveis no dia, que são pré-selecionados pelo comprador.
  5. Passo: Oferecimento de oferta no imóvel
    Após encontrar o imóvel desejado, noticiamos uma oferta ao vendedor. E, o valor dessa oferta será baseado no valor das últimas propriedades vendidas na mesma região e com o mesmo perfil.A partir desse momento, aguardamos a aceitação da oferta pelo vendedor, ou de uma contra-oferta. Há, também, a possibilidade da negação da oferta ou da solicitação de reavaliação da oferta, visto que já existem várias outras ofertas no mesmo imóvel oferecidas por outros corretores.
  6. Passo: Aceitação da Oferta
    Quando a oferta é aceita, temos que efetuar um depósito inicial de boa fé. Esse depósito gira em entre $1.000 até $10.000 dólares, que é depositado em uma conta da companhia de título responsável por toda a transação. A Companhia de títulos será encarregada de toda parte burocrática de transferência de títulos, escritura, registro, etc.
  7. Passo: Inspeção
    Precede a finalização da compra, a inspeção do imóvel, que será feita por empresa especializada, contratada pelo comprador, que irá verificar as condições do imóvel. antes da compra. A inspeção observa detalhes como: existência de infiltração, condições da pintura, funcionamento do ar condicionado, e de todos os outros eletrodomésticos; piscina, aquecedor, tubulação, etc. Após a inspeção o comprador recebe um reporte detalhado com tudo o que foi visto e o que foi achado com suas devidas recomendações. O valor da inspeção e o tempo varia conforme o tamanho do imóvel.
  8. Passo: Fechamento
    Na data marcada para o fechamento, o dinheiro deve estar na conta da companhia de título, bem como todos os documentos assinados por ambas as partes.Os custos de fechamento irão variar entre 2% a 5% do valor da propriedade e esses custos serão divididos entre o comprador e o vendedor ou conforme pré-estabelecido.O fechamento para as propriedades pagas à vista pode ser em até 15 dias. Para propriedades financiadas, o fechamento é de no mínimo 40 dias.

Nota: Imóveis comprados na planta
Quando o imóvel é escolhido na planta, não há oferta para negociação do preço. O preço ofertado já é o preço final do imóvel.Não terá a necessidade de haver uma inspeção, pois é uma casa nova e a construtora assegura os eletrodomésticos por tempo definido pelo construtor.No dia do fechamento o imóvel já estará pronto e o título do imóvel em seu nome.

***Todos os outros procedimentos se repetem.

POR COMPRADORES AUSENTES:

  1. Passo: Abrir uma conta bancária
    O comprador terá que ter uma conta bancária aberta para finalização da compra. Caso o comprador não tenha condições de vir aos Estados Unidos para abrir uma conta bancaria, indicamos bancos que permitem a abertura de conta bancária sem o cliente estar fisicamente presente.
  2. Passo: Definir a finalidade da propriedade.
    imóvel para locação de veraneio. imóvel de férias para familiares e amigos. imóvel para locação a longo prazo. imóvel comercial
  3. Passo: Definir a forma de pagamento – à vista ou financiado
    Para o pagamento à vista, o comprador pode assinar todos os documentos de fechamento sem estar presente nos Estados Unidos. Tudo é feito via e-mail. Os documentos são enviados por e-mail e devem ser impressos, assinados e escaneados, retornando. Sem nenhuma burocracia.Caso o pagamento seja financiado, será necessário o comprador estar presente no dia do fechamento, para assinatura da documentação.
    *** ver detalhes sobre financiamento abaixo
  4. Passo: Busca da propriedade
    O tempo levado para encontrar o imóvel desejado, varia de acordo com a finalidade do imóvel e do perfil do comprador. Porém quando o comprador não está presente, visitamos os imóveis a fim de detalhar as suas condições, para reportar ao comprador para que se sinta seguro na realização da compra. Para tanto, tiramos fotos, fazemos vídeos e consultamos a administração (se imóveis em condomínio) e/ou vizinhos, se for o caso.Buscas automáticas chegam no email do comprador para que sempre esteja atualizado com as propriedades que entram no mercado.
  5. Passo: Oferecimento de oferta no imóvel
    Após encontrar o imóvel desejado, noticiamos uma oferta ao vendedor. A oferta será enviada por email, e sem nenhum problema para o comprador. De onde ele estiver poderá assinar e enviar por email, para a realização da oferta. E, o valor dessa oferta será baseado no valor das últimas propriedades vendidas na mesma região e com o mesmo perfil.A partir desse momento, aguardamos a aceitação da oferta pelo vendedor, ou de uma contra-oferta. Há, também, a possibilidade da negação da oferta ou da solicitação de reavaliação da oferta, visto que já existem várias outras ofertas no mesmo imóvel oferecidas por outros corretores.
  6. Passo: Aceitação da oferta
    Quando a oferta é aceita, temos que efetuar um depósito inicial de boa fé. Esse depósito gira em entre $1.000 até $10.000 dólares, que é depositado numa conta da companhia de título responsável por toda a transação. A Companhia de títulos será encarregada de toda parte burocrática de transferência de títulos, escritura, registro, etc.Essa transferência pode ser feita eletronicamente do seu banco (no Brasil), para o banco da Companhia de Títulos, nos Estados Unidos. Esse procedimento é rápido e seguro. Há também, a possibilidade de enviar um cheque eletrônico do seu banco para o banco da Companhia de Títulos. Isso tudo é feito via internet.
  7. Passo: Inspeção
    Precede a finalização da compra, a inspeção do imóvel, que será feita por uma empresa especializada, contratada pelo comprador, que irá verificar as condições do imóvel. antes da compra. A inspeção observa detalhes como: existência de infiltração, condições da pintura, funcionamento do ar condicionado, e de todos os outros eletrodomésticos; piscina, aquecedor, tubulação, etc. Após a inspeção o comprador recebe um reporte detalhado com tudo o que foi visto e o que foi achado com suas devidas recomendações. O valor da inspeção e o tempo varia conforme o tamanho do imóvel.No dia da inspeção, acompanhamos as verificações do inspetor no imóvel e esperamos a conclusão dos trabalhos. Após o término, o reporte é enviado por email ao comprador com detalhes e fotos sobre o imóvel. O custo da inspeção pode ser acrescentado nos custos de fechamento.
  8. Passo: Fechamento
    Na data marcada para o fechamento, o dinheiro deve estar na conta da companhia de título, bem como todos os documentos assinados por ambas as partes.Os custos de fechamento irão variar entre 2% a 5% do valor da propriedade e esses custos serão divididos entre o comprador e o vendedor ou conforme pré-estabelecido.O fechamento para as propriedades pagas à vista pode ser em até 15 dias. E a vantagem é que o comprador não necessitará estar fisicamente presente para assinatura da documentação. Tudo poderá ser feito via internet. Para propriedades financiadas, o fechamento é de no mínimo 40 dias.O comprador terá que estar presente no dia do fechamento para assinatura do documentação, caso o pagamento seja financiado.